Letícia Maranhão
Arquivo completo disponível em: http://dx.doi.org/10.51781/9786586920208
O livro “Plantando Liberdade para Além das Grades”, escrito pelas mãos habilidosas de professores e alunas da turma do Projeto Mulheres Mil na Penitenciária Pimenta da Veiga de Uberlândia, é um grande presente para todos nós. Nele encontramos as formas de plantar e de colher: hortaliças, plantas alimentares não convencionais e plantas medicinais, aromáticas e condimentares, e ainda apresenta sugestões de receitas saborosas, de informações e curiosidades importantes.
Livro elaborado pela equipe do Mulheres Mil UFU
é lançado!
Referência:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
NOTA TÉCNICA No 32/2016/CGRI/DIR/SETEC/SETEC
Conheça um pouco do Programa Mulheres Mil...
O Mulheres Mil foi implantado, inicialmente, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade, a fim de permitir a melhoria do seu potencial de mão de obra, bem como as suas vidas e de suas famílias.
Tem como diretrizes:
1) Possibilitar o acesso à educação;
2) Contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres;
3) Promover a inclusão social;
4) Defender a igualdade de gênero e,
5) Combater a violência contra a mulher.
O programa propõe em sua execução a integração das ações de alfabetização, elevação de escolaridade e qualificação profissional, para uma formação cidadã que contribua com o empoderamento feminino.
Nesse sentido, dispõe de estratégias metodológicas que envolvem conhecimentos sobre variados temas, como por exemplo, direitos, cidadania, saúde da mulher, empreendedorismo, entre outros, que são adaptados às realidades dos diferentes grupos femininos a serem atendidos.
A partir de 2013, tornou-se possível a execução do Mulheres Mil como uma das modalidades do Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec.
Emma Watson vira personagem da Turma da Mônica em homenagem às mulheres poderosas
"A Turma da Mônica e a Mauricio de Sousa Produções tem um projeto lindo chamando Donas da Rua, onde todo mês faz uma homenagem a uma figura feminina que fez história. Nesse mês, a escolhida é a Emma Watson pelo aniversário de cinco anos do movimento HeForShe (ElesPorElas) junto com a ONU Mulheres.
Emma foi nomeada embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Desde 2014 vem se dedicando a engajar meninos e meninas, mulheres e homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial.
Com isto, a nossa eterna Hermione Granger é a homenageada deste mês de setembro."
Mais sobre o projeto Donas da Rua: